Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália ainda não atingiu pico de contágio por coronavírus, diz autoridade

Profissional da saúde trata paciente com covid-19 no hospital San Raffaele, em Milão, na Itália - Flavio Lo Scalzo/Reuters
Profissional da saúde trata paciente com covid-19 no hospital San Raffaele, em Milão, na Itália Imagem: Flavio Lo Scalzo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 11h29

O diretor do Instituto Nacional de Saúde da Itália, Silvio Brusaferro, disse hoje que o país ainda não atingiu o pico de contágio por coronavírus, o que era esperado para ocorrer nesta semana na avaliação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Temos sinais de que a curva está desacelerando, o que nos leva a supor que estamos perto disso. Esperamos que possamos atingir o pico nos próximos dias. Não estamos numa fase descendente, mas o crescimento está diminuindo", disse Brusaferro em entrevista coletiva.

Ontem, a Itália voltou a registrar alta no número de novas mortes causadas pelo coronavírus no país: foram 712 pessoas óbitos em razão da covid-19, 29 a mais do que o registrado de terça para quarta-feira (683).

Ele ressaltou, no entanto, que a população não deve se iludir de que essa desaceleração trará um relaxamento das medidas de distanciamento social adotadas.

"Se tivéssemos que decidir hoje, considero inevitável a extensão das medidas, porque não estamos em uma fase acentuadamente em declínio, ainda estamos em uma fase de contenção", acrescentou Franco Locatelli, presidente do Instituto Nacional de Saúde, referindo-se às medidas de contenção que estão em vigor até 3 de abril.