Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: sindicatos dos inquilinos convocam greve de aluguel na Espanha

Integrantes de unidade militar de emergência realizam limpeza residencial para evitar coronavírus em Madri - SUSANA VERA
Integrantes de unidade militar de emergência realizam limpeza residencial para evitar coronavírus em Madri Imagem: SUSANA VERA

Do UOL*, em São Paulo

30/03/2020 10h38

Uma greve de pagamento de aluguéis está sendo organizada pelos sindicatos de inquilinos da Catalunha e de Madri para iniciar no dia 1º de abril. O movimento tem como foco ajudar famílias, pequenos comerciantes e trabalhadores autônomos afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo informações da agência de notícias EFE, a greve foi marcada para pressionar o governo para que ele assegure que a falta de pagamentos dos aluguéis não resulte em ações punitivas.

Estima-se que cerca de mil pessoas diariamente estão relatando que não conseguirão pagar seus aluguéis em abril.

De acordo com as entidades, os pequenos proprietários que dependem da renda de seus inquilinos não devem ser afetados e o Estado deve ajudá-los com uma renda básica.

"Se milhares de pessoas se recusarem a pagar e o fizermos ao abrigo da greve e do mesmo movimento, ninguém será capaz de fazer nada contra nós", afirmou os sindicatos em comunicado.

*Com informações do site El País