Topo

Esse conteúdo é antigo

Pessoas em situação de rua são 'alojadas' em estacionamento nos EUA

Pessoas em situação de rua são colocadas em um estacionamento ao ar livre como "abrigo" improvisado, em Las Vegas (EUA) - Steve Marcus/Reuters
Pessoas em situação de rua são colocadas em um estacionamento ao ar livre como "abrigo" improvisado, em Las Vegas (EUA) Imagem: Steve Marcus/Reuters

Do UOL, em São Paulo

31/03/2020 10h28

Como forma de prevenir a transmissão do novo coronavírus, um estacionamento na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, foi transformado em um "dormitório" ao ar livre para pessoas em situação de rua. A medida, altamente criticada nas redes sociais, foi tomada após o fechamento de um abrigo público onde um dos frequentadores teve confirmada infecção pela covid-19.

Nas fotos compartilhadas em redes sociais, é possível ver que as vagas destinadas aos "quartos" foram demarcadas com tinta branca para que as pessoas cumpram o distanciamento mínimo para evitar contrair o vírus umas das outras.

De acordo com o site The Guardian, as autoridades locais justificaram a ação como uma "situação de emergência" e dizem que a solução foi a melhor opção diante da interdição do abrigo, que tinha capacidade para 500 vagas.

No fim de semana, pouco mais de dez estudantes de medicina da Universidade de Touro ajudaram a preparar o local, que fica na área de um centro esportivo que recebeu jogos de futebol recentemente. O interior do prédio não pode ser usado por pessoas em situação de rua porque será transformado em leitos de hospital.

Cada pessoa em situação de rua recebeu um colchão azul e uma coberta branca.

O abrigo que foi temporariamente fechado deve ser reaberto dentro de uma semana, e a equipe médica que está trabalhando no estacionamento poderá avaliar as condições de saúde dos que serão levados para lá.

"Existem 150 mil quartos de hotel vazios em Vegas agora. Que tal uma cooperação público-privada (recursos) para hospedá-los temporariamente lá?", publicou Julián Castro, ex-candidato presidencial e prefeito de San Antonio, que foi secretário de Habitação na administração de Barack Obama.

"Nevada, um estado em um dos países mais ricos do mundo, pintou vagas de distanciamento social em um estacionamento de concreto para os sem-teto dormirem", criticou uma internauta.

Coronavírus liga alerta pelo mundo