Topo

Esse conteúdo é antigo

Tigre de zoológico em Nova York tem resultado positivo para coronavírus

Nadia (frente), de quatro anos, foi testada para covid-19; a irmã Azul (trás) também está doente - Julie Larsen Maher/Bronx Zoo
Nadia (frente), de quatro anos, foi testada para covid-19; a irmã Azul (trás) também está doente Imagem: Julie Larsen Maher/Bronx Zoo

Do UOL, em São Paulo

05/04/2020 18h53Atualizada em 22/04/2020 21h44

Um tigre-malaio do Bronx Zoo, em Nova York (EUA), teve resultado positivo para coronavírus, segundo informações divulgadas pela rede norte-americana CNN. As autoridades veterinárias locais alegam ser o primeiro caso de tigre infectado pela covid-19 no mundo.

As amostras de Nadia, de 4 anos, foram coletadas e testadas depois que vários felinos do zoológico apresentaram sintomas de doença respiratória. A administração do zoológico informou que sua irmã Azul, dois tigres siberianos e três leões africanos estão com tosse seca e "devem se recuperar".

"Apesar de eles terem apresentado uma diminuição no apetite, os felinos do Bronx Zoo estão reagindo bem aos cuidados veterinários e estão radiantes, alertas e interagindo com seus cuidadores. Continuamos a monitorá-los de perto e esperamos recuperação total", disse o zoológico em nota.

O Bronx Zoo acredita que os felinos foram infectados por algum funcionário doente que estava assintomático. De acordo com a administração, foram tomadas "medidas preventivas apropriadas" para proteger os demais cuidadores e evitar que a doença contamine outros animais.

O zoológico está fechado para o público desde 16 de março. Os primeiros sintomas, ainda segundo a nota, se manifestaram nos felinos em 27 de março.

Outros animais com covid-19

Não é a primeira vez que um animal tem resultado positivo para coronavírus no mundo. Em fevereiro, um Spitz Alemão de 17 anos foi infectado em Hong Kong e colocado em quarentena. O cachorro morreu pouco tempo depois, mas ainda não se sabe se foi pela covid-19.

Mais recentemente, no fim de março, um gato foi infectado por seu dono doente na Bélgica. As autoridades locais trataram o caso como isolado, que pode acontecer depois de um contato próximo entre o animal e uma pessoa.

Ainda que o vírus possa ser transmitido aos bichos, "não há razão para pensar que possam ser vetores da epidemia na sociedade", explicou à agência AFP o médico Emmanuel André, um dos porta-vozes do país europeu na pandemia. Ou seja: os animais podem ficar doentes, mas não transmitem a covid-19 ao ser humano.