Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Boris Johnson recebeu oxigênio, mas não usa respirador na UTI

Hannah Mckay
Imagem: Hannah Mckay

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 08h29

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que precisou passar a noite na UTI após o agravamento de seu estado de saúde devido ao coronavírus, recebeu oxigênio, mas não precisou de respiradores.

"O primeiro-ministro recebeu um pouco de oxigênio", disse o ministro de gabinete Michael Gove à emissora de rádio LBC. "Mas não foi aplicado um respirador", completou, antes de explicar que o aparelho está no local caso seja necessário.

Um porta-voz afirmou ainda que Johnson está tranquilo. "O primeiro-ministro permaneceu estável da noite para o dia e continua de bom humor".

Único líder de uma grande potência interado por conta de covid-19, Johnson, 55 anos, foi internado no Hospital St Thomas de Londres no domingo para ser submetido a exames depois que os sintomas persistiam por 10 dias.

Na segunda-feira à tarde, seu estado de saúde "se agravou e, por conselho da equipe médica, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva", informou durante à noite um porta-voz de Downing Street.

Enquanto o primeiro-ministro está internado, o Executivo é liderado pelo ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab.

Enquanto na Itália e Espanha a pandemia começar a dar sinais de uma leve desaceleração, o Reino Unido está virando um novo epicentro na Europa.

Na segunda-feira, o país superou 5.000 mortes, com 439 vítimas fatais em 24 horas. Apesar do número de mortes diárias ter registrado queda pelo segundo dia consecutivo - após 621 no domingo e 708 no sábado -, a mortalidade bateu vários recordes na semana passada e os especialistas advertem contra um otimismo antecipado.

(Com informações da AFP e Reuters)