Topo

Esse conteúdo é antigo

Bichos invadem ruas da Índia durante bloqueio provocado pelo coronavírus

8.abr.2020 - Macacos são alimentados em Nova Déli, onde os animais estão se sentindo mais à vontade para ocupar as ruas - Yawar Nazir/Getty Images
8.abr.2020 - Macacos são alimentados em Nova Déli, onde os animais estão se sentindo mais à vontade para ocupar as ruas Imagem: Yawar Nazir/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 16h32

Centenas de macacos tomaram as ruas ao redor do palácio presidencial da Índia, em Nova Déli, aproveitando o fechamento total do país por causa da pandemia do novo coronavírus. Além deles, também estão bem à vontade em locais geralmente frequentados por humanos grupos de vacas, búfalos e cachorros.

Com a população de 1,3 bilhão de habitantes e suas dezenas de milhões de carros parados dentro de casa, bichos domésticos e selvagens podem ocupar pontos urbanos com tranquilidade, segundo mostra o site do Mail Online.

Na capital financeira de Mumbai, foram vistos pavões empoleirados em cima de carros estacionados, exibindo suas caudas espetaculares.

Em Nova Déli, tropas de macacos pulam os muros do complexo presidencial de Rashtrapati Bhawan, passam por guardas militares e entram nos ministérios e outros prédios oficiais.

"Eles estão roubando muito mais, mas ainda não ameaçam os humanos", disse um oficial de plantão na entrada do palácio.

macaco - Channi Anand/AP - Channi Anand/AP
Macaco se alimenta com uma banana dada a ele por um voluntário em Jammu, na Índia
Imagem: Channi Anand/AP

Outros animais também se sentiram "encorajados" pelas restrições sociais impostas aos humanos, que só podem sair para comprar comida e itens essenciais.

Na semana passada, um urso preto do Himalaia entrou em Gangtok, capital do estado de Sikkim, no nordeste do país, e machucou um engenheiro ao adentrar um escritório de telecomunicações.

Enquanto isso, oficiais do Serviço Florestal Indiano compartilharam vídeos nas redes sociais mostrando elefantes que passavam por lojas fechadas nas ruas desertas.

vacas - Yawar Nazir/Getty Images - Yawar Nazir/Getty Images
Vacas ocupam rua de Nova Déli enquanto país passa por bloqueio total
Imagem: Yawar Nazir/Getty Images

Por outro lado, o bloqueio nacional também tem sido mortal para alguns animais. De acordo com ativistas ambientais, quatro cavalos normalmente usados em passeios turísticos com carruagens em Calcutá morreram de fome nos últimos dias.

Cerca de 115 cavalos usados em carruagens enfeitadas com flores e balões foram abandonados após o governo ordenar o fechamento do país, diz o grupo Love and Care for Animals.
Os proprietários das carruagens dizem que não têm dinheiro para cuidar dos cavalos depois que foram obrigados a sair das ruas.

"Estamos achando difícil alimentar nossa família. Como podemos alimentar nossos cavalos?', afirmou um deles.

búfalos - Yawar Nazir/Getty Images - Yawar Nazir/Getty Images
Búfalos ocupam estrada vazia em Nova Déli
Imagem: Yawar Nazir/Getty Images

O "exército" indiano de vacas e cães de rua também encontrou uma nova liberdade para dominar os cruzamentos das cidades e procurar por comida em lixeiras, mas mesmo esses restos de alimentos desapareceram quando os restaurantes e as lojas fecharam.

Entidades de assistência aos animais têm sido chamadas para socorrer os bichos.

"Está ficando cada dia mais difícil aqui", disse à AFP Aditi Badam, da Fundação Posh, em Noida, perto de Nova Déli, acrescentando que estão morrendo de fome os bichos que ficam perto de escritórios de empresas multinacionais e empresas de terceirização, todos fechados.