Topo

Esse conteúdo é antigo

Falas xenófobas não afetarão relações com o Brasil, diz ministro chinês

Ministro conselheiro chinês Qu Yuhui - Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro conselheiro chinês Qu Yuhui Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

10/04/2020 17h21

O ministro conselheiro chinês, Qu Yuhui, disse que os episódios xenófobos provocados pelo filho do presidente Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não vão afetar a relação comercial entre os dois países.

Diante da pandemia do novo coronavírus, a China é o principal país exportador de insumos médicos para ajudar no combate ao Covid-19 e maior parceiro comercial do Brasil.

"Essa atitude do ministro Weintraub talvez vá levantar algumas dúvidas em relação a viabilidade desse projeto, mas não vamos deixar que agenda negativa influencie na positiva", disse o ministro.

O ministro considerou que a China tem uma procura muito grande por insumos médicos de todosos países e não consegue atender à demanda, mesmo com empresas trabalhando 24h por dia.

Ele disse que a Embaixada pode ajudar no translado de mercadorias e auxiliar estados na aquisição de equipamentos. Sobre a polêmica de materiais que foram comprados pelo governo da Bahia e teriam sido desviados aos Estados Unidos, o ministro negou que há especulação nos preços e interferência chinesa . Yuhui justificou que a compra do estado foi feita através de uma empresa americana e os produtos foram retidos na alfândega dos Estados Unidos.

No mês passado, o ministro da Educação fez uma postagem - e depois apagou - ironizando o país chinês frente à pandemia. A Embaixada da China no Brasil classificou a declaração como "racista" e emitiu nota considerando a posição do ministro como "absurda e desprezível", termos pouco utilizados na diplomacia.

Com o impasse, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ligou para o presidente da China, Xi Jinping.

Yuhui ponderou que apesar de Eduardo e Weintraub fazerem parte do "alto escalão" do governo, disse que a maioria da população não pensa igual a eles.

"Eu vejo dois aspectos negativos nesse tipo de atitude. Esse tipo de declaração coloca gasolina em uma fogueira pequenina, que era pequenina mas foi alimentada por esse tipo de atitudes irresponsáveis. Acho que não é saudável para um bom ambiente de negociação, todavia as relações entre China e Brasil são muito maduras", disse Yuhui.

Antes de Weintraub, Eduardo também provocou atritos com a China. Ele fez acusações de que o vírus era de origem chinesa.

"Não vai ser abalada ou danificada facilmente por um ou dois indivíduos irresponsáveis. Mas isso não quer dizer que nós podemos deixar que esse tipo de atitude saia totalmente imune. Construímos cada tijolo e não podemos jogar pedra contra esse edifício", disse sobre a relação entre os países.