Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão entra em erupção na Indonésia e lança cinzas a 500 metros de altura

Do UOL, em São Paulo

11/04/2020 11h29Atualizada em 11/04/2020 18h32

O vulcão Anak Krakatoa registrou duas erupções na noite de ontem e lançou uma coluna de cinzas que chegou a 500 metros de altura no céu da Indonésia.

A primeira erupção foi registrada às 21h58 de ontem, segundo o site "The Jakarta Post", citando informações do Centro de Observação de Vulcões da Indonésia. A atividade durou pouco mais de um minuto.

A segunda erupção aconteceu às 22h35 e durou 38 minutos.

Algumas pessoas que estavam na capital Jacarta, a cerca de 150 km da ilha do vulcão, relataram nas redes sociais que ouviram barulhos de fortes explosões antes de o Krakatoa entrar em erupção.

Autoridades, no entanto, negaram ao "Jakarta Post" a possibilidade de serem ouvidas explosões a essa distância.

Preocupação com tsunami durante quarentena

A atividade do vulcão deixa os indonésios preocupados. Ontem, foi o primeiro dia de proibição parcial à circulação em Jacarta para tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Embora o vulcão esteja em uma ilha desabitada, uma erupção do Krakatoa em 2018 causou um tsunami que matou mais de 400 pessoas no país.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão do texto e na chamada da Home Page do UOL, o Anak Krakatoa lançou cinzas a 500 metros de altura, e não fumaça. O erro foi corrigido.