Topo

Esse conteúdo é antigo

Casas de repouso nos EUA registram mais de 3.600 mortes por coronavírus

Reuters
Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo*

13/04/2020 07h36

Mais de 3.600 mortes nos Estados Unidos foram associadas a surtos do novo coronavírus em casas de repouso, um aumento alarmante nas últimas duas semanas, de acordo com a última contagem da Associated Press.

Como o governo federal não divulga uma contagem própria, a AP mantém sua própria contagem com base em relatórios da mídia e nos departamentos estaduais de saúde. A contagem mais recente é de ao menos 3.621 mortes, sendo que há 10 dias haviam sido registradas 450.

Porém, o número real de óbitos entre as cerca de 1 milhão de pessoas vulneráveis e idosas que vivem em tais instalações é provavelmente muito maior, dizem os especialistas, porque a maioria das contas estaduais não inclui aquelas que morreram sem fazer o teste para covid-19.

Nas últimas semanas, houve surtos em um lar de idosos no subúrbio de Richmond, Virgínia, que matou 42 e infectou mais de 100, e outro em um lar de idosos no centro de Indiana que matou 24 e infectou 16. Isso ocorre semanas depois de um surto em uma casa de repouso no subúrbio de Kirkland, em Seattle, que até agora já matou 43 pessoas.

A maioria dos estados fornece apenas o número total de mortes em casas de repouso e não fornece detalhes de surtos específicos. Entre eles, destaca-se Nova York, responsável por 1.880 mortes em lares de idosos entre os cerca de 96 mil residentes. Até agora o estado se recusou a detalhar surtos específicos, citando preocupações com a privacidade.

Especialistas dizem que as mortes em casas de repouso podem continuar subindo devido à escassez crônica de pessoal, que foi agravada pela crise do coronavírus, falta de suprimentos de proteção e falta contínua de testes disponíveis.

Na semana passada, os centros federais que regulam as casas de repouso emitiram recomendações instando as casas de repouso a usar equipes de pessoal separadas para os residentes e a designar instalações separadas nas casas de repouso para manter os residentes positivos para covid-19 longe daqueles que testaram negativo.

* Com informações da agência AP