Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Trump diz ter 'autoridade total' para reabrir partes dos EUA

Donald Trump, durante entrevista coletiva na Casa Branca - Alex Wong/Getty Images
Donald Trump, durante entrevista coletiva na Casa Branca Imagem: Alex Wong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 21h58

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter "autoridade total" ao ser questionado hoje sobre seu poder para reabrir partes do país durante o surto de coronavírus.

"Quando alguém é presidente dos Estados Unidos, sua autoridade é total", declarou.

O presidente norte-americano ainda rebateu as críticas ao seu posicionamento no combate à pandemia. "Tudo o que fizemos foi certo", disse Trump, que já afirmou mais de uma vez que os EUA deveriam afrouxar o isolamento social durante a pandemia.

Antes de Trump falar, o médico Anthony Fauci, maior especialista norte-americano em doenças infecciosas, se explicou após criar nova tensão com o presidente norte-americano por uma entrevista dada ontem para a CNN. Ele afirmou à emissora que vidas poderiam ter sido salvas se o país tivesse adotado o isolamento mais cedo durante o surto de coronavírus.

"Eu participei de uma entrevista ontem em que me fizeram uma pergunta hipotética. E perguntas hipotéticas, às vezes, podem causar alguma dificuldade porque é o que teria ou poderia ter acontecido. A natureza da pergunta hipotética era: vidas poderiam ter sido salvas se tivéssemos nos isolado antes? E a resposta para a pergunta, como sempre faço e estou fazendo agora, é sim ", disse Fauci.