Topo

Esse conteúdo é antigo

Coroação do príncipe herdeiro do Japão é adiada por causa do coronavírus

O príncipe Akishino e a mulher, Kiko, visitam homenagem à imigração japonesa no parque do Ibirapuera, em São Paulo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O príncipe Akishino e a mulher, Kiko, visitam homenagem à imigração japonesa no parque do Ibirapuera, em São Paulo Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 11h35

O governo do Japão informou hoje que as cerimônias para a coroação do príncipe herdeiro Akishino serão adiadas para o final do ano devido ao novo coronavírus, segundo o The Japan Times.

Por conta da pandemia, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou estado de emergência, o que causou o adiamento de diversos eventos no país, inclusive a coroação, que estava marcada para o domingo (19).

A cerimônia tem como objetivo proclamar o novo status do príncipe, de 54 anos. Akishino se tornou o próximo herdeiro na linha de sucessão ao trono após seu irmão Naruhito ser coroado imperador em maio do ano passado.

A coroação é dividida em dois eventos: primeiro Akishino seria proclamado o príncipe herdeiro e, em seguida, se encontraria com o imperador e a imperatriz.

O adiamento da cerimônia deve impactar em discussões sobre a situação dos herdeiros e da linha de sucessão ao trono, que desde 1947 só pode ser ocupado por homens. O baixo número de integrantes do sexo masculino preocupa a família real.