Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Japão não consegue rastrear transmissão em 40% dos novos casos

Pessoas usam máscaras após Japão decretar estado de emergência - ISSEI KATO/REUTERS
Pessoas usam máscaras após Japão decretar estado de emergência Imagem: ISSEI KATO/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 08h29

O número de casos do novo coronavírus no Japão, principalmente em Tóquio, vem aumentando desde que o país decretou estado de emergência.

No entanto, segundo o jornal "Japan Times", mais preocupante do que isso é o fato de que as autoridades não conseguem identificar onde e quando 40% dos novos pacientes registrados desde o início de abril pegaram a covid-19.

Em Tóquio o número desses casos é maior. Dos 197 novos casos registrados no sábado, em 77% deles as autoridades não souberam dizer onde como as transmissões ocorreram. A situação, segundo o jornal, se repete em cidades como Fukuoka, Osaka, Aichi e Okinawa.

A dificuldade teria explicação. Nem todos os pacientes cooperam na hora de revelar seu paradeiro. Para os médicos, muitos podem ter burlado o isolamento frequentando clubes noturnos e bares mesmo com a proibição.

O Ministério da Saúde do Japão teme que o aumento de casos não rastreados de transmissões do novo coronavírus só amplifique o surto em todo o país. "Só conseguiremos captar uma pequena porção de pessoas infectadas, que levará a um grande número de infecções mais tarde", disse uma autoridade do Ministério da Saúde.

O país vem sendo criticado pelas medidas consideradas insuficientes e tardias para tentar conter o avanço da covid-19. Ontem, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi alvo de críticas após aparecer em um vídeo nas redes sociais relaxando em casa enquanto milhões de pessoas ainda vão às ruas para trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus.