Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem pubs, milhões de litros de cerveja devem ser descartados no Reino Unido

Homem serve pint de cerveja em bar de Londres, na Inglaterra, Reino Unido - REUTERS/Peter Nicholls
Homem serve pint de cerveja em bar de Londres, na Inglaterra, Reino Unido Imagem: REUTERS/Peter Nicholls

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 11h54

O bloqueio de serviços considerados não essenciais e da circulação de pessoas imposto no Reino Unido para tentar conter a pandemia do novo coronavírus deve fazer com que 51 milhões de litros de cerveja e sidra sejam jogados fora.

Essa é a quantidade estimada pela organização britânica de consumidores Campaign for Real Ale (CAMRA). Cerca de 39.000 bares fecharam suas portas no Reino Unido durante a crise.

Dezenas de milhões de pints já haviam sido entregues e estavam esperando nas adegas quando os estabelecimentos precisaram fechar suas portas. Mas as cervejas têm uma vida útil curta — algumas de seis a oito semanas, outras de três a quatro meses —, ou seja, grande parte desse estoque vai para o lixo se a quarentena durar meses.

"Vários pubs e cervejarias estão tentando oferecer serviços de entrega ou delivery nesse período. Embora essa não seja uma opção viável para todos, estamos fazendo o possível para apoiar aqueles que decidiram continuar servindo a comunidade durante esse período conturbado", disse o presidente-executivo da CAMRA, Tom Stainer.

Outra preocupação é como esse líquido será descartado. Nos EUA, os proprietários de bares foram instruídos a não derramarem cerveja vencida nos esgotos, porque é ilegal e prejudicial ao meio ambiente. No Reino Unido, no entanto, alguns donos de bares e cervejarias já recorreram a isso, mas outras regras para como esse descarte deve ser feito estão em discussão.

Em um esforço para ajudar os estabelecimentos, o governo ofereceu 330 bilhões de libras em empréstimos e 20 bilhões de libras em outros auxílios para férias de negócios e subsídios para varejistas e bares.

"Os bares estão no coração de nossas comunidades e são uma parte importante da nossa economia", disse o porta-voz do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial à BBC. "Pedimos que eles fechassem temporariamente para ajudar a proteger as pessoas e reduzir a propagação do vírus, mas também estamos fornecendo suporte".