Topo

Esse conteúdo é antigo

Infectologista do governo dos EUA diz que país não está pronto para reabrir

O médico Anthony Fauci é a maior autoridade em doenças infecciosas nos EUA - Reuters via BBC
O médico Anthony Fauci é a maior autoridade em doenças infecciosas nos EUA Imagem: Reuters via BBC

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 14h41

Os Estados Unidos não têm capacidade para testar e rastrear casos de coronavírus, medida crucial para que o país comece o processo de reabrir escolas, empresas, restaurantes e outros estabelecimentos, segundo o infectologista número um do governo, Anthony Fauci.

"Precisamos ter algo eficiente e confiável, mas ainda não chegamos lá", disse Fauci hoje em entrevista à Associated Press.

A afirmação foi feita um dia depois que o presidente norte-americano Donald Trump prometeu divulgar "em breve" novas diretrizes para prefeitos e governadores reabrirem a economia. Ontem, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, também falou em reabertura.

Fauci classificou como "otimista demais" que a quarentena orientada pelo governo federal acabe em 1º de maio, data prevista para a reabertura.

Este movimento, disse ele, terá que ocorrer de forma contínua e não simultânea em todos os estados. Uma das principais preocupações do infectologista é que os EUA tenham novos surtos em locais onde as autoridades não consigam testar e rastrear rapidamente os infectados.

Os Estados Unidos têm hoje 579.005 pacientes diagnosticados com covid-19; desde o início da pandemia, 22.252 pessoas morreram em decorrência da doença.