Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Trump atrasa auxílio nos EUA para ter nome em cheques, diz jornal

Segundo Washington Post, presidente exigiu nome impresso em cheques que serão distribuídos para fomentar economia durante o novo coronavírus - Alex Wong/Getty Images
Segundo Washington Post, presidente exigiu nome impresso em cheques que serão distribuídos para fomentar economia durante o novo coronavírus Imagem: Alex Wong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 15h23

O Governo dos Estados Unidos prometeu distribuir valores à população para estimular a economia diante da pandemia do novo coronavírus. No entanto, de acordo com o jornal Washington Post, os cheques podem atrasar porque o presidente Donald Trump quer ter o nome impresso neles.

Na última segunda-feira (13), o Tesouro norte-americano bateu o martelo a respeito do assunto e definiu que os cheques, de US$ 1,2 mil (pouco mais de R$ 6,3 mil em valores atuais) cada, virão impressos com o nome do republicano. O auxílio financeiro foi aprovado pelo Congresso do país em março.

Para imprimir o nome de Trump, engenheiros terão que alterar um programa de computador e testá-lo nos cheques, o que deve provocar o atraso na emissão. A medida é inédita em ações de desembolso no governo norte-americano.

Ao site da revista Forbes, o Departamento do Tesouro negou que o atraso vá ocorrer. Em nota, assegurou que "os cheques estão agendados para emissão conforme o planejado". "Não há qualquer atraso", comunicou o órgão.

Nos Estados Unidos, segundo a Universidade Johns Hopkins, há mais de 613 mil casos confirmados do novo coronavírus.