Topo

Esse conteúdo é antigo

Quarentena funciona, e Reino Unido vê curva de casos de covid-19 achatar

15.abr.2020 - Placa em estrada de Northumberland, Reino Unido, reforça necessidade de respeito à quarentena: "Fique em casa" - Owen Humphreys/PA Images via Getty Images
15.abr.2020 - Placa em estrada de Northumberland, Reino Unido, reforça necessidade de respeito à quarentena: 'Fique em casa' Imagem: Owen Humphreys/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 17h12Atualizada em 15/04/2020 17h15

Os efeitos da quarentena já começam a ser sentidos no Reino Unido, que agora experimenta o achatamento da curva de novos casos de coronavírus no país. Os dados, segundo a emissora CNN, são do próprio governo britânico, que comemorou os resultados preliminares obtidos.

"É a prova de que o esforço de ficar em casa e não ter muito contato com outras pessoas, como é o normal, está tendo o impacto que esperávamos que tivesse. [A quarentena] Está levando essa epidemia a uma trajetória muito melhor, achatada, e não mais ascendente", disse Angela McLean, assessora científica do Ministério da Defesa do Reino Unido, em coletiva.

O consultor médico chefe do Reino Unido, professor Chris Whitty, que também estava na entrevista, disse acreditar que o país "provavelmente está atingindo o pico" do surto de coronavírus, mas ainda pode ver um aumento no número de mortes diárias.

"Infelizmente acreditamos que um grande número de mortes continuará sendo registrado por um tempo a partir de onde estamos neste momento", alertou Whitty. "Ainda não estamos no ponto em que podemos dizer, com confiança e segurança, que já passamos pelo pico".

O Reino Unido, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), é o sexto país com maior número de casos confirmados de covid-19: 99.459. As mortes, por sua vez, somam 12.868.