Topo

Esse conteúdo é antigo

Agência dos EUA pede que recuperados da covid-19 doem plasma

Teste novo coronavirus - Freepik
Teste novo coronavirus Imagem: Freepik

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 11h51

A Food and Drug Administration (FDA), agência de medicamentos norte-americana, emitiu hoje um pedido às pessoas recuperadas da covid-19 para que doem plasma sanguíneo. A doação visa ajudar novos pacientes a combater a doença causada pelo novo coronavírus.

A ideia é que o plasma, a parte líquida do sangue, de pacientes já recuperados contenha anticorpos que possam ajudar a fortalecer a resposta imune de outras pessoas que ainda lutam contra a doença.

Segundo a FDA, os pacientes que podem doar o plasma são aqueles totalmente recuperados da covid-19 por pelo menos duas semanas.

"Experiências anteriores com vírus respiratórios e dados limitados que emergiram da China sugerem que o plasma convalescente tem o potencial de diminuir a gravidade ou diminuir a duração da doença causada pelo Covid-19. É importante avaliarmos essa terapia potencial no contexto de ensaios clínicos, por meio de acesso ampliado, além de facilitar o acesso de emergência a pacientes individuais, conforme apropriado", disse o comissário da FDA, Dr. Stephen Hahn, no anúncio.

A própria agência havia aprovado os testes clínicos envolvendo a retirada de plasma sanguíneo de pacientes em recuperação do coronavírus no início do mês.

De acordo com a última atualização da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos apresentam 629.264 casos confirmados de covid-19 e 26.708 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no último parágrafo, o número de mortos nos EUA é de 26.708, e não 629.264, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. A informação foi corrigida.