Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália vai manter quarentena por pelo menos mais quatro semanas

Primeiro-ministro australiano vê volta à normalidade distante ainda em seu país - Kelly Barnes/AAP Image via Reuters
Primeiro-ministro australiano vê volta à normalidade distante ainda em seu país Imagem: Kelly Barnes/AAP Image via Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 10h47

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou hoje que as medidas restritivas pela pandemia do coronavírus permanecerão em vigor no país por pelo menos mais quatro semanas. Para o mandatário australiano, antes de pensar em relaxar as medidas, a nação precisa garantir que está preparada para enfrentar o período pós-quarentena.

Morrison elencou como pré-requisitos para decretar o fim das medidas de distanciamento social garantir antes um aumento no número de testes da covid-19, um monitoramento melhor dos infectados e um planejamento para respostas a prováveis surtos de contaminação locais.

Apesar de afirmar que algumas regiões que impuseram restrições maiores já podem pensar em relaxar as medidas, o governo australiano fez questão de reforçar que ainda deve demorar "muito tempo" para que as coisas voltem à normalidade no país.

"O verdadeiro perigo é essa discussão de voltar à vida normal, porque isso não será possível por muito tempo. Acho que precisamos colocar isso na nossa consciência como sociedade", afirmou Jodie McVernon, diretor de epidemiologia do Instituto Doherty, de Melbourne.

"Quando voltarmos a conviver, ainda haverá o distanciamento físico, as medidas de higiene adicionais, os grupos de pessoas reduzidos e todas essas coisas que vão continuar reduzindo o risco (de contaminação)", completou o profissional da saúde.

A Austrália, assim como sua vizinha da Oceania Nova Zelândia, tem tido sucesso no controle da epidemia em seu território. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o coronavírus infectou mais de 6.000 pessoas no país e por enquanto causou 63 mortes. Além disso, foram realizados 374.500 testes da covid-19.