Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Sul investiga 141 recuperados que voltaram a ter coronavírus

12.mar.2020 - Funcionários desinfetam uma estação de metrô em Seul, na Coreia do Sul, em mais uma ação para evitar o aumento do coronavírus no país - YONHAP / AFP
12.mar.2020 - Funcionários desinfetam uma estação de metrô em Seul, na Coreia do Sul, em mais uma ação para evitar o aumento do coronavírus no país Imagem: YONHAP / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 08h01

As autoridades da Coreia do Sul investigam 141 casos de pacientes que aparentemente haviam se recuperado da covid-19, mas que ainda possuem o novo coronavírus presente em seus organismos.

Ao que se sabe até o momento, é difícil que uma pessoa que tenha apresentado doença seja infectada novamente pelo vírus logo após a recuperação.

Vice-diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul (KCDC), Kwon Joon-wook afirmou que tudo está sendo investigado, de acordo com a emissora de televisão CNN.

As regras por lá consideram que o paciente está livre da doença quando, dentro de 48h, dois testes dão negativo para o novo vírus.

As possibilidades em análise são a reinfecção do vírus, o cenário mais preocupante, ou ainda algum problema com os testes feitos nos pacientes, que analisa quantidade variável de material genético do vírus no corpo das pessoas. Até agora, não há comprovação científica de pacientes que tenham voltado a ser infectados com o novo coronavírus.

"Os testes de RT-PCR [usados na Coreia do Sul] apresentam uma precisão de 95%. Isso significa que ainda pode haver de 2 a 5% dos casos que são detectados casos de falso negativo ou falso positivo", disse Kim Jeong-ki, virologista da Faculdade de Farmácia da Universidade da Coreia, segundo informações da agência de notícias Reuters.

O vice-diretor do KCDC explicou também que os testes também podem ser tão sensíveis que estão captando níveis pequenos e potencialmente inofensivos do vírus, levando a novos resultados positivos.

O governo está estudando as amostras dos 141 pacientes para verificar se eles ainda podem contaminar outras pessoas. Acredita-se que em duas semanas eles terão o resultado.