Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump afirma que alguns estados dos EUA podem reabrir 'literalmente amanhã'

Donald Trump, durante entrevista coletiva na Casa Branca - Alex Wong/Getty Images
Donald Trump, durante entrevista coletiva na Casa Branca Imagem: Alex Wong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 21h44

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que alguns estados podem começar a reabrir seus estabelecimentos "literalmente amanhã" — o país é o que tem dados mais alarmantes durante a pandemia de coronavírus, com mais de 650 mil infectados e 31 mil mortos.

"Se você olhar para Montana, Wyoming, Dakota do Norte, é muito diferente de Nova York, é muito diferente de Nova Jersey", disse Trump, em entrevista coletiva. "Eles poderão reabrir literalmente amanhã porque cumpriram todas as diretrizes".

O presidente disse que as atuais diretrizes de distanciamento social do CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) devem permanecer em vigor, a menos que um governador determine que seu estado passou 14 dias com um número baixo o suficiente de casos para atender às novas diretrizes de reabertura.

Nova York é o estado com quadro mais grave nos Estados Unidos — a região tem 211.550 pacientes diagnosticados com covid-19.

Os estados citados por Trump, em contrapartida, tem um cenário bem diferente: Montana tem 415 casos oficiais, Wyoming tem 393 e Dakota do Norte tem 365.