Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentina relaxa quarentena, mas idosos precisam de permissão para sair

03.abr.2020 -  Um homem faz fila em frente a um banco, aberto pela primeira vez desde a quarentena obrigatória devido ao coronavírus em Buenos Aires, na Argentina - Agustin Marcarian/Reuters
03.abr.2020 - Um homem faz fila em frente a um banco, aberto pela primeira vez desde a quarentena obrigatória devido ao coronavírus em Buenos Aires, na Argentina Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 10h38Atualizada em 17/04/2020 11h10

O governo argentino já se prepara para retomar atividades em algumas regiões do país a partir da próxima segunda-feira (20).

A quarentena será flexibilizada a partir de segunda-feira em áreas onde não há registros de infectados, não têm transmissão pela comunidade ou que o número médio de infecções é superior a 14 dias.

O roteiro de flexibilização será feito a partir de um "mapa inteligente" que reconhece os locais citados acima.

Apesar disso, as pessoas com mais de 70 anos que vivem em Buenos Aires precisarão ter em mãos uma permissão dada pelas autoridades sanitárias para ir às compras.

Essa é mais uma das medidas da prefeitura da capital argentina para conter o coronavírus.

Cerca de oito em cada dez mortos por coronavírus na cidade são pessoas idosas, que fazem parte do grupo de risco da infecção.

A "permissão de circulação" terá validade de um dia e servirá para afazeres como ir ao banco, pagar contas ou fazer compras.

Segundo a prefeitura, para essas tarefas, os idosos podem pedir a ajuda de vizinhos ou familiares para evitar se pôr em risco de contato com o vírus.

Compromissos como ir ao médico, tomar vacinas ou receber a aposentadoria são exceções e não precisam da autorização.