Topo

Esse conteúdo é antigo

Enfermeiros reagem a manifestação contra isolamento social nos EUA

Homem vestido como enfermeiro enfrenta protesto contra isolamento social em Denver - Reprodução/Twitter Alyson McClaran
Homem vestido como enfermeiro enfrenta protesto contra isolamento social em Denver Imagem: Reprodução/Twitter Alyson McClaran

Do UOL, em São Paulo

20/04/2020 15h10

A pressão pelo relaxamento das medidas de isolamento social vem aumentando nos Estados Unidos e com ela os protestos contra a proibição das atividades econômicas não essenciais. Em Denver, capital do Colorado, centenas de pessoas fizeram ontem uma carreata que teve resposta por parte de representantes dos profissionais da saúde.

Em um protesto silencioso, duas pessoas vestidas como enfermeiros, um homem e uma mulher, resolveram enfrentar os carros, parando em frente a alguns deles durante tempo suficiente para provocar a ira dos participantes da carreata. Contrários à continuidade das medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus, eles buzinaram muito e gritaram palavras de ordem.

Segundo relatos do canal NBC, uma das passageiras mais exaltadas chegou a comparar os enfermeiros a comunistas. "Vá para China se você quer o comunismo", disse a mulher, vestindo uma camiseta dos Estados Unidos e com um cartaz na mão que dizia: "terra dos livres".

Os dois enfermeiros foram os únicos a serem vistos reagindo aos protestos contra o isolamento social. Alexis, a mulher vestida como enfermeira, disse que os protestos eram para ela como "um tapa na cara dos profissionais da saúde".

A pandemia da covid-19 tornou os Estados Unidos a nação com mais número de mortos no mundo. Mesmo assim, a movimentação para relaxar as medidas ou até acabar com a quarentena no país só aumenta nos últimos dias.

No país, já são mais de 40.000 mortes e 700.000 casos confirmados. No Colorado, estado do protesto, as vítimas fatais passam de 400.