Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade dos EUA tem 'disque-piada' para animar população em isolamento

Serviço entrou em funcionamento ontem em Juneau (foto); demanda grande derrubou linha telefônica hoje - Prefeitura de Juneau/Divulgação
Serviço entrou em funcionamento ontem em Juneau (foto); demanda grande derrubou linha telefônica hoje Imagem: Prefeitura de Juneau/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 15h16

A cidade de Juneau, capital do estado norte-americano do Alasca, encontrou uma alternativa curiosa para animar o isolamento social da população durante a pandemia do novo coronavírus: um "disque-piadas".

Segundo o site do jornal Anchorage Daily News, o serviço começou a funcionar ontem. O cidadão precisa apenas ligar em um número para ouvir uma piada — que, de acordo com o diário, é apropriada para todos os públicos.

"As pessoas precisam rir", argumentou Dawn Welch, planejadora recreacional que trabalha com a Prefeitura de Juneau no projeto, ao jornal. Ela explicou que a ideia surgiu há algumas semanas em uma discussão online com outros servidores públicos locais.

Hoje, três voluntários — um aposentado e duas adolescentes em idade escolar — têm gravado piadas todos os dias. O trio é responsável pelo conteúdo, embora o departamento de parques e recreação da cidade receba sugestões por e-mail.

O sucesso foi tão grande que, na manhã de hoje, a linha telefônica parou de funcionar diante da elevada demanda. "Estamos trabalhando com nosso departamento de tecnologia e com a companhia telefônica para resolver", disse Dawn Welch.