Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump eleva tom contra Irã e autoriza Marinha a 'abater e destruir'

Presidente americano prometeu contra-ataques a embarcações iranianas no Golfo Pérsico - Alex Wong/Getty Images
Presidente americano prometeu contra-ataques a embarcações iranianas no Golfo Pérsico Imagem: Alex Wong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 10h28

O conflito entre Estados Unidos e Irã no Golfo Pérsico ganhou um novo capítulo hoje, com Donald Trump elevando o tom das ameaças ao país do Oriente Médio. Em resposta a supostas provocações de navio iranianos, o presidente americano autorizou sua Marinha a "abater e destruir" embarcações que participem de tais ações.

"Instruí a Marinha dos Estados Unidos a abater e destruir toda e qualquer canhoneira iraniana caso elas provoquem nossos navios no mar", escreveu Trump no Twitter, se referindo às embarcações do Irã equipadas com canhões que rodearam navios americanos nos últimos dias.

A tensão no Golfo Pérsico tem aumentado após a Marinha americana reportar que 11 embarcações da Guarda Revolucionária iraniana fizeram movimentos considerados "perigosos e provocativos" contra navios dos Estados Unidos. O episódio aconteceu há cerca de uma semana e desde então os dois países trocaram acusações e tentativas de explicação.

O Irã alega que a ação foi uma resposta à presença americana no Golfo Pérsico. A Guarda Revolucionária chegou a afirmar que foram os Estados Unidos que provocaram seus navios, com "ações amadoras e de indiferença aos avisos" dos navios iranianos.

O conflito tem gerado temor quanto ao possível início de uma guerra entre os países. Estados Unidos e Irã vivem em constante atrito desde o ataque promovido por Trump no Iraque, no começo do ano, no qual um bombardeio americano matou Qassem Soleimani, principal chefe militar da Guarda Revolucionária.