Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Porta-voz da saúde pública nos EUA apaga tweets preconceituosos

Michael Caputo assumiu postos em abril e admitiu ter apagado mensagens, mas disse que postagens serão diferentes - Mark Wilson/Getty Images
Michael Caputo assumiu postos em abril e admitiu ter apagado mensagens, mas disse que postagens serão diferentes Imagem: Mark Wilson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 21h01

Michael Caputo, novo porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, apagou publicações de sua conta no Twitter no qual fazia comentários de teor preconceituoso sobre a China, em especial a respeito da pandemia do novo coronavírus.

A informação foi publicada hoje pelo site da CNN norte-americana. Na rede social, Caputo — filiado ao partido Republicano — afirmava ainda que os Democratas queriam que a covid-19 matasse milhões de pessoas, e ainda atacou a mídia por, segundo ele, criar pânico com o intuito de arranhar a imagem do presidente do país, Donald Trump.

De acordo com a CNN, mais de 1,3 mil mensagens no Twitter, publicadas entre fevereiro e abril, foram analisadas. O porta-voz, que também ocupa a posição de secretário adjunto, assumiu o posto em 16 de abril.

Em 12 de março, por exemplo, o site informou que Caputo disse que "milhões de chineses sugam o sangue de morcegos raivosos como aperitivo e comem rabos de tamanduás". Em resposta ao questionamento de um usuário da rede social, respondeu: "Você não tem um morcego para comer?".

Procurado pela CNN, Michael Caputo disse que apaga tweets todos os meses "porque isso enlouquece as pessoas". Sobre o comentário das mensagens antigas, disse ser "um defensor do presidente", mas assegurou: "(Sou) agora um empregado do povo americano e alguns podem se desapontar, mas meus tweets serão diferentes".

Em sua conta, porém, republicou uma mensagem de um apoiador criticando a reportagem da CNN. "Deixe-nos saber quando acharem algo falso", escreveu o usuário.

Coronavírus liga alerta pelo mundo