Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido atinge mais de 20 mil mortes em hospitais por novo coronavírus

Enfermeiras do NHS esperam o próximo paciente em um passeio pelo local de testes do coronavírus/covid-19 em um estacionamento em Wolverhampton - Christopher Furlong/Getty Images
Enfermeiras do NHS esperam o próximo paciente em um passeio pelo local de testes do coronavírus/covid-19 em um estacionamento em Wolverhampton Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

25/04/2020 11h21

O Reino Unido atingiu hoje a marca de mais de 20 mil mortes em hospitais em decorrência de infecção pelo novo coronavírus, número de óbitos inferior apenas ao registrado nos Estados Unidos, Itália, França e Espanha.

Nas últimas 24 horas houve o registro de 813 mortes, elevando o total para 20.319 pessoas desde o início da pandemia.

Vale registrar que os boletins oficiais britânicos consideram apenas as mortes registradas nos hospitais, o que leva a projeções de um número maior de óbitos desde o início da pandemia.

No momento, foram detectados 148.377 casos de contágio (+4.913 em relação a ontem).

O governo britânico decretou o confinamento em 23 de março e as medidas foram estendidas até pelo menos 7 de maio. Agora, o país espera que o primeiro-ministro Boris Johnson volte a assumir o comando, quando terminar sua recuperação do coronavírus.

O governo enfrentou uma nova polêmica depois que Dominic Cummings, um polêmico conselheiro de Johnson, participou de várias reuniões do comitê científico que orienta o executivo na gestão da crise.

Downing Street enfatizou que os conselheiros políticos não têm "nenhum papel" ativo neste comitê, mas a oposição trabalhista considerou que a presença de Cummings põe em dúvida a independência do painel de cientistas.

Uma vez que haja uma redução líquida no número de infectados, o governo planeja implementar um plano para rastrear contatos de pessoas doentes ou com sintomas, através de um aplicativo do sistema de saúde público, e assim tentar evitar uma segunda onda.

*Com informações da agência AFP.