Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump muda tom novamente e nega ter chamado pandemia da covid-19 de farsa

17.mar.2020 - Donald Trump em coletiva na Casa Branca sobre o coronavírus - Jonathan Ernst/Reuters
17.mar.2020 - Donald Trump em coletiva na Casa Branca sobre o coronavírus Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/04/2020 19h59

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou novamente o tom e negou hoje ter dito que a pandemia do coronavírus era uma farsa.

Segundo Trump, o que ele afirmou anteriormente é que os integrantes do partido dos Democratas, junto com a imprensa, são uma enganação e espalham mentiras.

"Eu nunca disse que a pandemia era uma farsa! Quem diria uma coisa dessas? Eu disse que os Democratas, juntamente com seus parceiros da grande mídia, são uma farsa. Eles se envergonharam, mesmo admitindo que estavam errados, mas continuam a espalhar a mentira!", disse Trump.

Trump entra em contradição com suas declarações anteriores, quando o chefe do Executivo não deu o devido valor à covid-19. Em fevereiro, ele minimizou a crise, quando afirmou que o vírus "simplesmente desapareceria" uma hora. Já em 9 de março, ele escreveu no Twitter:

"No ano passado, 37.000 americanos morreram da gripe comum. Tem uma média entre 27.000 e 70.000 por ano. Nada fica fechado, a vida e a economia continuam. Neste momento, existem 546 casos confirmados de coronavírus, com 22 mortes. Pense nisso!".

Dois dias depois que Trump fez esse comentário na rede social, o doutor Anthony Fauci, que faz parte da força-tarefa do governo para conter a pandemia, alertou que o coronavírus é "10 vezes mais letal que a gripe sazonal".

Em março, os membros da força-tarefa do coronavírus alertaram que os americanos deveriam estar "preparados" para até 240 mil mortes por conta do coronavírus.

Trump já demonstrou apoiar os comentários anteriores que ele fez no início da resposta dos Estados Unidos ao surto, dizendo durante coletiva de imprensa no final de março que queria tranquilizar a nação.