Topo

Esse conteúdo é antigo

Flórida usará cães robôs para evitar depressão entre idosos em quarentena

A versão que será distribuída no estado responde a movimentos, toques e som dos humanos - Thinkstock
A versão que será distribuída no estado responde a movimentos, toques e som dos humanos Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 18h08

Idosos na Flórida que estão isolados por conta da pandemia de coronavírus podem começar a receber a doação cães robôs para aliviar a sensação de solidão.

O Departamento de Idosos do estado norte-americano anunciou hoje, segundo a CNN, que entregará entre 375 e 400 animais de estimação do tipo para "idosos e adultos socialmente isolados que vivem com a doença de Alzheimer e demência relacionada".

O órgão informou, ao comunicar a decisão, que os cães podem ajudar a combater a depressão entre idosos com essas condições, "melhorando o humor geral e a qualidade de vida".

"Familiares e cuidadores notam redução no estresse e se beneficiam quando os animais de companhia permitem um maior envolvimento com o idoso e seu ambiente", acrescentou.

Os animais robóticos são uma alternativa à terapia tradicional de animais de estimação. "As pesquisas mostram que eles têm efeitos positivos semelhantes", informou o Departamento de Idosos da Flórida. A versão que será distribuída no estado responde a movimentos, toques e som dos humanos.