Topo

Esse conteúdo é antigo

República Tcheca pretende reabrir cinemas do país em maio

República Tcheca começou a flexibilizar as regras de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus - Gabriel Kuchta / Getty Images
República Tcheca começou a flexibilizar as regras de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus Imagem: Gabriel Kuchta / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 15h07

A República Tcheca se tornou o primeiro país europeu a marcar uma data para a reabertura dos cinemas. Os planos provisórios indicam o dia 25 de maio para o retorno às atividades.

Há duas semanas, o governo do país anunciou uma abordagem gradual para a flexibilização das restrições em meio à pandemia do novo coronavírus, com o dia 8 de junho como data inicial para a reabertura dos cinemas, com atendimento limitado a 50 pessoas.

Porém, de acordo com a Variety, um representante do Ministério da Cultura do país afirmou que a previsão foi adiantada.

O representante do governo alertou, porém, que o Ministério da Saúde está na liderança do projeto e pode reconsiderar os planos caso as infecções voltem a aumentar no país.

Ainda segundo a publicação, e de acordo com a União Internacional de Cinemas (UNIC), o órgão que representa os proprietários de cinemas europeus com sede em Bruxelas, a decisão faz da República Tcheca o primeiro país europeu a estabelecer uma data para a retomada de atividades dos cinemas.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a República Tcheca declarou estado de emergência no dia 12 de março. Escolas e universidades foram fechadas; todas as atividades esportivas, culturais e religiosas foram proibidas; e lojas, exceto as de serviços essenciais, foram fechadas.