Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump contradiz enfermeira sobre disponibilidade de EPIs durante homenagem

6.mai.2020 - O presidente Donald Trump durante homenagem pelo Dia Nacional dos Enfermeiros na Casa Branca  - Tom Brenner/Reuters
6.mai.2020 - O presidente Donald Trump durante homenagem pelo Dia Nacional dos Enfermeiros na Casa Branca Imagem: Tom Brenner/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 07h36

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contradisse ontem uma enfermeira que estava homenageando no Salão Oval da Casa Branca, insistindo que não há escassez de equipamentos de proteção individual.

Segundo reportagem da rede de televisão norte-americana CNN, um repórter perguntou aos enfermeiros durante o evento, em comemoração ao Dia Nacional do Enfermeiro, se seus EPIs estão onde precisam estar em meio à pandemia do novo coronavírus. Muitas responderam que sim, mas Sophia L. Thomas, presidente da Associação Americana de Profissionais de Enfermagem disse achar "esporádico".

"Converso com meus colegas em todo o país. Certamente existem locais em todo o país onde o (a quantidade) EPI não é ideal, mas esse é um momento sem precedentes".

Thomas disse que trabalha em um centro de saúde comunitário em Nova Orleans e que seu paciente mais jovem com covid-19 tinha apenas 4 dias.

"As medidas de controle de infecção que aprendemos quando fomos para a escola, um avental e uma máscara para um paciente por dia... esse é um momento diferente", disse ela, acrescentando que está reutilizando uma única máscara N95 por "algumas semanas agora. "

"O EPI tem sido esporádico, mas gerenciável. E fazemos o que precisamos", disse Thomas.

Trump, então, contestou a enfermeira. "Esporádico para você, mas não esporádico para muitas outras pessoas", disse o presidente. "Oh não, eu concordo, senhor presidente", respondeu ela.

"Porque ouvi o contrário. Ouvi dizer que eles estão cheios de aventais agora. Tínhamos prateleiras vazias, porque não foi colocado lá pela última administração", continuou o republicano.

Os profissionais de saúde da linha de frente relataram escassez de EPIs à medida que o vírus se espalhou pelo país.