Topo

Esse conteúdo é antigo

Em bairro de NY, negros predominam em detenções por distanciamento social

Imagens de negros sendo detidos no bairro do Brooklyn viralizaram nas redes sociais - Reprodução/Facebook
Imagens de negros sendo detidos no bairro do Brooklyn viralizaram nas redes sociais Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 10h01

A pandemia do coronavírus gerou uma série de restrições de distanciamento social nos EUA e no mundo, com punições em determinados locais para quem descumprir as regras.

No Brooklyn, bairro de Nova York, nos EUA, o departamento de polícia local informou que fez 40 detenções por distanciamento social entre 17 de março e 4 de maio, conforme publicou o Daily News.

De acordo com dados divulgados pelo promotor Eric Gonzalez, 35 destas punições foram aplicadas a pessoas negras - outras quatro eram hispânicas e apenas uma era branca.

O levantamento gerou uma série de críticas, que acusam a polícia local de força excessiva e de focar a fiscalização em "bairros pobres e minoritários".

Nas redes sociais, fotos e vídeos de supostos abusos ganharam força no últimos dias. No Facebook, por exemplo, um norte-americano publicou imagens de um policial à paisana suspeito de deter indevidamente um pedestre durante a pandemia.

"As imagens perturbadoras de prisões por distanciamento social em toda a cidade servem para minar o progresso que foi feito no aprimoramento da responsabilidade policial e no fortalecimento da confiança em nosso sistema de justiça criminal", disse o promotor ao veículo.

Bill de Blasio, prefeito de Nova York, foi ao Twitter expressar sua preocupação com a disparidade racial durante a pandemia, afirmando que isto não reflete os valores da cidade.