Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin anuncia relaxamento de bloqueios na Rússia; país tem recorde de casos

Putin anuncia relaxamento de bloqueios na Rússia; país tem recorde de casos de covid-19 - EPA
Putin anuncia relaxamento de bloqueios na Rússia; país tem recorde de casos de covid-19 Imagem: EPA

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 12h23

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que, a partir de amanhã, vai flexibilizar os bloqueios decorrentes da pandemia do coronavírus no país.

A decisão ocorre no mesmo dia em que a Rússia registrou seu recorde diário em número de pessoas contaminadas pela covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 11.656 novos casos de coronavírus na região. Com isso, a Rússia superou a Itália e, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, passou a ser o 4° país com maior número de infectados (221.344 no total).

Segundo o "The Guardian", Putin afirmou que "alguns setores" voltarão ao trabalho, mesmo com as restrições em vigor. "Temos um processo longo e difícil pela frente, sem espaço para erros", disse ele em pronunciamento na televisão.

A flexibilização, no entanto, não deve atingir a capital Moscou, considerado o centro da epidemia de coronavírus no país. Na região, o bloqueio deve permanecer rigoroso até, pelo menos, o final de maio.

No comunicado, Putin ainda revelou que algumas regiões podem manter controles mais rígidos se necessário.

O país tem, até o momento, 2.009 pessoas mortas em decorrência de covid-19. Há a suspeita, no entanto, de que os números sejam maiores do que o divulgado pelo governo.