Topo

Esse conteúdo é antigo

Paris proíbe bebidas no Sena após multidão comemorar fim de bloqueio

11.mai.2020 - Franceses nas margens do rio Sena após flexibilização da quarentena devido ao coronavírus - Chesnot/Getty Images
11.mai.2020 - Franceses nas margens do rio Sena após flexibilização da quarentena devido ao coronavírus Imagem: Chesnot/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 09h28Atualizada em 12/05/2020 10h51

Os moradores de Paris foram proibidos de ingerir bebidas alcoólicas nas margens do canal Saint-Martin e do Rio Sena depois que a polícia local teve que dispensar uma multidão no local. A situação ocorreu ontem, poucas horas após a flexibilização do bloqueio devido ao novo coronavírus.

A comemoração ocorreu na noite de ontem e diversas fotos foram divulgadas na internet da celebração dos franceses nesses locais. Por ordem do ministério do Interior, o comando da polícia de Paris proibiu as aglomerações e disse, em comunicado à imprensa, que "deplorava" ter que tomar essa atitude.

A polícia local ressaltou que o sucesso da quarentena estava no "princípio da responsabilidade individual de cada cidadão". "Poucas horas após o levantamento do bloqueio, dezenas de pessoas se reuniram sem respeitar as distâncias sociais e as recomendações de saúde que foram marteladas nas últimas semanas", informava o comunicado.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, também mostrou seu descontentamento com a atitude dos franceses e chamou de "comportamento irresponsável". "O sucesso da quarentena depende da prudência e da mente cívica de todos".

Apesar do fim do bloqueio, até 10 de julho, ninguém pode viajar a uma distância de mais de 100 km, partindo da sua casa, a não ser por razão profissional ou familiar importantes.