Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: EUA não usam ventiladores que pegaram fogo na Rússia

EUA não usou ventiladores que chegaram da Rússia - 3alexd/iStock
EUA não usou ventiladores que chegaram da Rússia Imagem: 3alexd/iStock

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 10h51

Uma carga com 45 ventiladores chegou aos Estados Unidos vindo da Rússia para ajudar no tratamento aos infectados pelo coronavírus. Mas as caixas nunca foram sequer abertas.

Os aparelhos que foram endereçados — 30 para Nova York e 15 para Nova Jersey — são de modelo semelhantes a outros dois ventiladores que pegaram fogo semana passada em hospitais russos matando seis pessoas.

Um porta-voz da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA) falou ao Buzzfeed News que está ciente desses incêndios e que os estados estão devolvendo os ventiladores a ele "com muita cautela".

"As conclusões das investigações conduzidas pelas autoridades russas sobre o incêndio em São Petersburgo ajudarão a informar nossa decisão sobre qualquer uso futuro dos ventiladores", afirmou o porta-voz. O segundo incêndio ocorreu em Moscou.

Além do acidente, os ventiladores também possuem um "incompatibilidade elétrica", segundo o Buzzfeed News, já que os equipamentos elétricos dos EUA são projetados para suportar 110 volts, enquanto os russos são projetados para eletricidade de 220 volts.

O governo de Nova York informou que os aparelhos não foram usados porque não houve necessidade. O estado teve 338 mil casos confirmados de covid-19 e 21.845 pessoas morreram por conta da doença.