Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglaterra: médico cuida de cirurgião com covid-19 que o salvou há 20 anos

O médico Shakil Rahman com o doutor Chandra e sua família, após passar por tratamento da covid-19 - Reprodução
O médico Shakil Rahman com o doutor Chandra e sua família, após passar por tratamento da covid-19 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 12h34

Dois médicos voltaram e se encontrar no hospital, agora em situações opostas, devido ao coronavírus.

Há 20 anos, o cirurgião cardiovascular Venkatachalam Chandrasekaran, conhecido como doutor Chandra, realizou uma cirurgia que salvou a vida de Shakil Rahman, também médico, depois que ele sofreu uma parada cardíaca aos 30 e poucos anos.

Agora, é a vez Rahman cuidar de Chandra. O cirurgião deu entrada no Hospital-Geral Epsom, em Surrey, na Inglaterra, com o diagnóstico positivo de covid-19. Depois de 10 dias em tratamento, teve alta.

"Eu o recebi no hospital, ele estava bem doente e com pneumonia. É um médico extremamente gentil, um homem sábio e um cirurgião com mãos abençoadas. O conheço há 20 e poucos anos", contou Rahman à SkyNews. Segundo o médico, Chandra é um dos cirurgiões que desenvolveram técnicas menos invasivas em procedimentos cardíacos, com bons resultados nas recuperações. Como foi com ele próprio.

Chandra deixou o hospital aplaudido pelos profissionais de saúde. "Minha família e eu estamos agradecidos pelo cuidado comigo durante este momento difícil. Estou fazendo um progresso lento, mas consistente", disse o então paciente antes de deixar o hospital.