Topo

Esse conteúdo é antigo

Macron: Países devem ter igual acesso à vacina quando ela for desenvolvida

13.mai.2020 - O presidente francês Emmanuel Macron durante videoconferência para tratar sobre o coronavírus - Ludovic Marin/Pool/Reuters
13.mai.2020 - O presidente francês Emmanuel Macron durante videoconferência para tratar sobre o coronavírus Imagem: Ludovic Marin/Pool/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 11h13

O presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou hoje seu apoio à OMS (Organização Mundial da Saúde) e pediu que todos os países tenham igual acesso à vacina contra o novo coronavírus quando ela for desenvolvida.

"Se descobrirmos uma vacina contra a covid-19, será um bem público global e todos deverão ter acesso a ela", disse Macron numa declaração gravada anteriormente e exibida na 73ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde.

Para o francês, disponibilizar a vacina para todos não se trata apenas de uma questão de eficácia, mas também de princípio. "A saúde humana não pode ser discutida, não pode ser apropriada e não pode ser comprada e vendida".

Macron acrescentou que o mundo precisa que a OMS seja forte para enfrentar a pandemia. "E a OMS somos nós, seus estados-membros", disse.

Pandemia é crise global, diz Merkel

No mesmo evento, a chanceler alemã, Angela Merkel, classificou a pandemia do novo coronavírus como uma "crise global" e pediu cooperação internacional para derrotá-la.

"Estamos enfrentando uma crise global com centenas de milhares de pessoas que foram infectadas e afetadas por consequências sociais e econômicas que mostram que praticamente nenhum país foi poupado por essa pandemia", afirmou Merkel, acrescentando que "nenhum país pode resolver esse problema sozinho".

"Estou convencida de que seremos capazes de superar essa pandemia quando trabalharmos juntos", afirmou.