Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália: Garrafas de álcool em gel são usadas para ocultar metanfetamina

Do UOL, em São Paulo

22/05/2020 08h10

Source: The Australian Border Force Image Library

Oficiais de fronteira da Austrália encontraram quase dois quilos de metanfetamina em produtos relacionados à pandemia do novo coronavírus e impediram que entrassem no país.

Os casos aconteceram no início deste mês, mas só foram divulgados hoje pelo órgão. No dia 6, oficiais no Sydney Gateway Facility encontraram a droga ao inspecionar um pacote que veio do Canadá e foi descrito como contendo medicamentos e roupas.

Ao abrirem os pacotes, eles realmente encontraram máscaras e garrafas de desinfetante para as mãos, mas uma inspeção adicional revelou que a embalagem tinha um fundo falso que continha um saco preto lacrado. A substância foi submetida a um teste cujo resultado deu positivo para metanfetamina. A embalagem continha 1 kg da droga.

No dia 8, uma segunda remessa do Canadá, foi examinada e também continha caixas de máscaras e desinfetantes para as mãos. Cerca de 800 gramas de metanfetamina foram encontradas.

John Fleming, superintendente da força de fronteira para correio internacional, liberação de carga e suporte a sistemas, disse que os oficiais estão atentos a qualquer pessoa que tente tirar vantagem da pandemia da covid-19 para traficar drogas.

"Os criminosos devem saber que nossos esforços para proteger nossa fronteira não pararam por causa da covid-19. Os contêineres marítimos ainda estão sendo examinados e os itens enviados pelo correio ou pela carga aérea ainda estão sendo rastreados. Continuamos a detectar e impedir que substâncias ilícitas cheguem à Austrália, independentemente de como estejam sendo ocultadas", afirmou em um comunicado divulgado pelo órgão.