Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia de Nova York prende 40 manifestantes na noite desta terça-feira

Do UOL, em São Paulo*

03/06/2020 00h04

O Departamento de Polícia de Nova York disse que prendeu cerca de 40 manifestantes em toda a cidade na noite de hoje, "embora esse número deva aumentar", segundo uma autoridade policial à rede de TV americana CNN.

Este número é menor do que o registrado ontem, quando cerca de 700 manifestantes foram detidos, de acordo com balanço divulgado pelo NYPD.

A cidade de Nova York manterá o toque de recolher até domingo devido aos diversos roubos de comércios em meio aos protestos contra o racismo e a brutalidade policial após a morte de um homem negro pelas mãos de policiais brancos, anunciou hoje o prefeito Bill de Blasio.

O toque de recolher foi imposto já na segunda-feira das 23h00 às 05h00, mas não foi respeitado por algumas pessoas que roubaram comércios por toda a cidade, incluindo no coração de Manhattan e na Quinta Avenida.

A partir desta terça-feira o toque de recolher começou mais cedo, às 20h00, quando ainda estiver claro, e terminará às 05h00, afirmou de Blasio.

Majoritariamente pacíficas, as manifestações em todo o país acontecem por causa da morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos, que foi asfixiado por um policial branco, em Minneapolis, há uma semana, durante uma prisão pela compra de cigarros com uma suposta nota falsa.

Porém, pequenos grupos de manifestantes aproveitaram para destruir vitrines de bancos e comércios, além de roubarem lojas luxuosas, principalmente de artigos esportivos e eletrodomésticos.

*Com informações da agência AFP, em Nova York (EUA)