Topo

Esse conteúdo é antigo

Relatório detalha denúncias de abuso policial contra negros em Nova York

Em Nova York, manifestantes se reúnem no Washington Square Park, durante protesto contra a morte de George Floyd - EDUARDO MUNOZ/REUTERS
Em Nova York, manifestantes se reúnem no Washington Square Park, durante protesto contra a morte de George Floyd Imagem: EDUARDO MUNOZ/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 10h50Atualizada em 09/06/2020 13h12

Um relatório feito pela Civilian Complaint Review Board divulgado ontem revelou uma série de atitudes de má conduta adotadas pela polícia de Nova York contra a comunidade negra. A agência investiga e apresenta denúncias de abuso policial.

Entre as denúncias, está o caso de um garoto de oito anos de idade que foi algemado por carregar um graveto na rua.

O relatório da CCRB examina 112 denúncias totalmente investigadas envolvendo jovens nova-iorquinos entre janeiro de 2018 e junho de 2019. Juntos, eles ilustram a relação entre a polícia e os jovens negros e ilustram um dos motivos para os protestos que tomaram conta dos Estados Unidos desde o final de maio, após a morte do segurança George Floyd por um policial branco durante uma abordagem violenta.

"Infelizmente, depois de anos testemunhando notícias sobre má conduta policial e possivelmente experimentando elas mesmas, até os mais jovens dentre nós têm consciência da tensão que existe com muita frequência entre a polícia e os civis", disse o presidente do CCRB, Fred Davie, em comunicado.

"Como os jovens nova-iorquinos lideram o pedido por mudanças em nossa cidade após a morte de George Floyd, Breonna Taylor e inúmeras outras pessoas, é hora de o departamento de polícia repensar em como os policiais tratam nossa juventude, abordar as disparidades na aplicação da lei, e se comprometer com uma disciplina rápida quando os policiais se envolverem em má conduta", completou.

Segundo o relatório, das 112 reclamações investigadas envolvendo jovens, 29% foram comprovadas, o que significa que ocorreram e eram impróprias com base nas evidências. Além disso, 42% das denúncias eram sem sustentação, o que significa que não há evidências suficientes para determinar se houve má conduta; 13% foram exoneradas, significando que a conduta ocorreu, mas não foi imprópria; e 10% eram infundadas, o que significa que a conclusão foi que a má conduta não ocorreu.

Em um comunicado, o Departamento de Polícia de Nova York observou que, em janeiro, lançou uma estratégia para prevenir e combater o crime juvenil.

Porta-voz da polícia, o sargento Mary Frances O'Donnell disseque algumas das recomendações feitas pela CCRB já estão em processo de implementação.

"Após uma análise cuidadosa, aceitamos cada uma das recomendações construtivas e ponderadas da CCRB - algumas das quais já estão em processo de implementação e todas fortalecerão nossa nova estratégia para a juventude", afirmou.