Topo

Esse conteúdo é antigo

Estátua de traficante de escravos é retirada de rio na Inglaterra

Manifestantes jogam estátua de Edward Colston no rio Avon, em Bristol - Giulia Spadafora/NurPhoto/AFP
Manifestantes jogam estátua de Edward Colston no rio Avon, em Bristol Imagem: Giulia Spadafora/NurPhoto/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 10h24Atualizada em 11/06/2020 12h14

O governo da cidade de Bristol, na Inglaterra, retirou hoje do rio Avon a estátua do traficante de escravos, Edward Colston. Ela havia sido arrancada da rua e jogada no porto da cidade por manifestantes contra o racismo no último domingo (7).

As autoridades locais disseram que, por ora, a estátua será levada para um "lugar seguro" e depois passará a fazer parte da coleção de obras do museu regional.

Outras cidades do Reino Unido anunciaram que estão considerando retirar outras estátuas para "minimizar o risco de qualquer desordem pública".

As cidades de Bournemouth, Christchurch e Poole Council repensam a presença de estátuas de Robert Baden-Powell, um oficial do exército britânico que fundou o escoteirismo e é acusado de racismo e homofobia.

Em um primeiro comunicado, as cidades disseram que as estátuas dele seriam retiradas ainda hoje, mas segundo o portal Sky News, as autoridades voltaram atrás. A remoção da estátua de Baden-Powell seria apenas temporária.

A derrubada da estátua de Colston gerou um novo movimento que pede a retirada de monumentos que homenageiem homens que apoiaram a escravidão ou a colonização dos povos originários e negros.

Essa ideia chegou ao Brasil, e agora historiadores, cidadãos e autoridades discutem o que fazer com estátuas como a de Borba Gato, em São Paulo.