Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump pede que americanos não sejam rotulados como 'racistas ou fanáticos'

O presidente dos EUA, Donald Trump, durante conversa com apoiadores negros na Casa Branca - Getty Images
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante conversa com apoiadores negros na Casa Branca Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 19h18

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu hoje, em meio a uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial no país, que os manifestantes não rotulem todos os norte-americanos como racistas.

"Temos que trabalhar juntos para enfrentar intolerância e preconceito onde quer que eles apareçam, mas não progrediremos e nem curaremos feridas rotulando falsamente dezenas de milhões de americanos decentes como racistas ou fanáticos", disse, durante debate em Dallas, no Texas.

O presidente afirmou que os norte-americanos são "pessoas boas e virtuosas". Ele insistiu, ainda, em elogiar as forças policiais descreveu aqueles que usam força excessiva — como Derek Chauvin, responsável pela morte de George Floyd, há duas semanas — como "maçãs podres".

Trump sugeriu que suas tentativas de reconciliação em meio aos protestos contra o racismo seriam "rápidas e fáceis".

"Temos tantos elementos diferentes de força neste país, temos esse potencial, mas ficamos fora do assunto e começamos a pensar em coisas que não importam, ou não importam muito", disse.

A onda de manifestações acontece nos Estados Unidos há quase três semanas, desde que um homem negro, George Floyd, foi asfixiado pelo joelho de um policial branco em Minneapolis, em Minnesota.