Topo

Esse conteúdo é antigo

Procuradores dizem ter informado morte de Madeleine em carta; família nega

Cena da série documental "O Desaparecimento de Madeleine McCann" - Reprodução/Netflix
Cena da série documental "O Desaparecimento de Madeleine McCann" Imagem: Reprodução/Netflix

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 08h46Atualizada em 16/06/2020 15h32

Resumo da notícia

  • Procuradores alemães afirmaram hoje que informaram aos pais de Madeleine McCann, por carta, sobre sua morte
  • A informação, noticiada por BBC, Daily Mail e The Sun, foi citada pela família como "fake news"
  • De acordo com os promotores, há "evidências concretas" de que o suspeito Christian Brueckner a matou
  • No entanto, o promotor Hans Christian Wolters não revelou as evidências
  • Segundo ele, entregar provas da morte poderia prejudicar investigações e o julgamento do suspeito, Christian Brueckner

Procuradores alemães envolvidos na investigação do sumiço de Madeleine McCann informaram na manhã de hoje que escreveram uma carta à família dela comunicando a morte da inglesa. A informação foi divulgada por diversos meios de comunicação britânicos, como a BBC, o Daily Mail e o The Sun.

Porém, após a divulgação da informação, os pais de Madeleine, Katy e Gerry McCann, negaram ter recebido a carta e trataram o fato como "fake news" (notícia falsa).

De acordo com os promotores, há "evidências concretas" de que o suspeito Christian Brueckner a matou, mas os detalhes serão revelados no futuro.

O promotor Hans Christian Wolters - que já havia falado publicamente sobre isso - alegou que fez contato oficialmente com a família. "Escrevemos para os McCanns, para informá-los de que Madeleine está morta e explicando que ainda não podemos revelar as evidências", de acordo com o The Sun.

"Temos evidências concretas de que nosso suspeito matou Madeleine. A polícia britânica foi informada, mas não tem as evidências que temos. Os resultados de nossa investigação foram compartilhados, mas não passamos todos os detalhes para a Scotland Yard", acrescentou.

Horas após a divulgação de Wolters, os pais de Madeleine divulgaram um comunicado em que negam ter recebido a carta dos procuradores alemães.

Katy e Gerry McCann disseram que a notícia "causou ansiedade desnecessária a amigos e familiares e mais uma vez perturbaram nossas vidas".

Os pais rebateram as afirmações de Hans Christian Wolters e também negaram que tenham um porta-voz para falar em nome deles.

"Como já dissemos muitas vezes antes, não faremos comentários contínuos sobre a investigação - esse é o trabalho das agências policiais e as apoiaremos de qualquer maneira solicitada", disseram em um comunicado.

A preocupação dos procuradores para não divulgar as evidências é que a revelação delas pode atrapalhar o caso, quando ele chegar a um tribunal, favorecendo o suspeito.

"Eu entendo o que eles estão pedindo, e tenho simpatia com os pais, mas revelar mais detalhes pode prejudicar a investigação. Sei que seria um alívio para eles saber como ela morreu, mas pode impactar no caso. Este é um caso de assassinato, não de pessoa desaparecida. Fomos bem claros que investigamos um homicídio e que temos provas", afirmou Wolters.

Madeleine, de três anos, foi raptada em um resort da Praia da Luz, em Portugal, em maio de 2007. No começo do mês, Christian Brueckner foi apontado como responsável pelo desaparecimento. Ele já está preso, na Alemanha, por tráfico de drogas, estupro e abuso de menores. Ele ainda não se pronunciou sobre as acusações relacionadas a Madeleine.