Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA têm estoque de cloroquina e não sabe o que fazer com ele, diz NYT

A cloroquina é defendida pelo presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: HeungSoon/Pixabay
A cloroquina é defendida pelo presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: Foto: HeungSoon/Pixabay

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 09h42Atualizada em 17/06/2020 11h24

Os Estados Unidos têm um estoque de 66 milhões de doses de cloroquina e hidroxicloroquina encalhado, de acordo com informações do jornal "The New York Times".

As autoridades norte-americanas ainda não sabem o que fazer com esse estoque, depois que a agência reguladora de medicamentos (FDA,na sigla em inglês) revogar a autorização emergencial para uso desses medicamentos em pacientes com covid-19.

De acordo com o jornal, a decisão da FDA surpreendeu a Casa Branca, que havia abastecido seu estoque de cloroquina e hidroxicloroquina em março, incluindo doações desses medicamentos por parte de uma gigante farmacêutica e um laboratório paquistanês não certificado pela agência.

A cloroquina é defendida pelo presidente Donald Trump para o tratamento da doença. Trump já disse ter usado o medicamento de forma preventiva e que "não se machucou".

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também é defensor da cloroquina. Nesta semana, o Ministério da Saúde minimizou a decisão da FDA e estendeu a recomendação de uso do medicamento para tratamento de covid-19 em crianças e gestantes.