Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra garoto negro se escondendo ao ver carro da polícia nos EUA

Vídeo mostra Eliah, de 10 anos, se escondendo atrás de um carro ao avistar um veículo da polícia - Reprodução/Instagram
Vídeo mostra Eliah, de 10 anos, se escondendo atrás de um carro ao avistar um veículo da polícia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/06/2020 13h56

Um vídeo que mostra um garoto negro se escondendo de um carro da polícia enquanto jogava basquete na garagem de sua casa, em Connecticut (EUA), se tornou viral.

Stacey Pierre-Louis, pai da criança, compartilhou as imagens em um post no Instagram na semana passada, mas o vídeo ganhou a internet nos últimos dias.

"Por que ele sente que precisa se esconder quando não está fazendo nada errado?", questionou Louis sobre o filho Eliah, de 10 anos.

A gravação mostra o menino jogando e, ao avistar um carro da polícia passando pela rua, se esconde atrás de um veículo branco que está estacionado.

O pai disse que ficou chocado ao ver as imagens, acrescentando que "crescer negro na maioria das vezes significa temer a polícia".

"Eu moro em um bairro abastado de Trumbull, com um sistema escolar muito bom. Esse garoto tem toda a oportunidade de fazer/ser o que quiser, diferentemente de muitos garotos que se parecem com ele porque os recursos não são disponibilizados", continuou ele.

Louis disse que perguntou ao filho o motivo pelo qual ele se escondeu ao ver a viatura. "Porque eles mataram George Floyd", respondeu o menino, referindo-se à morte de um homem negro numa ação policial em Minneapolis, quando um agente branco ajoelhou no pescoço dele.

"Eu não sabia e ainda não sei o que dizer a ele para tornar isso melhor. Um gerente do meu trabalho me disse para dizer que fazer o que ele fez é ridículo e que eu deveria ensiná-lo a não ter medo da polícia. No fundo, não sei se é verdade, talvez ficar longe do caminho seja o melhor. Ele não aprendeu esse comportamento em casa. Nós transmitimos filmes para que ele não veja as notícias e não falamos negativamente sobre a polícia. Não há necessidade de responder nos comentários, mas pense consigo mesmo. O que você diria?", finalizou o homem.

O vídeo atraiu a atenção do astro da NBA Lebron James, que falou sobre o assunto nas redes sociais. "Corta meu coração", escreveu ele sobre a situação.