Topo

Esse conteúdo é antigo

Irlanda: Guinness usa cerveja devolvida para fertilizar árvores de Natal

Imagem de um pint da cerveja Guiness, tradicional em Dublin - REUTERS/Peter Macdiarmid
Imagem de um pint da cerveja Guiness, tradicional em Dublin Imagem: REUTERS/Peter Macdiarmid

Do UOL, em São Paulo

24/06/2020 09h02Atualizada em 24/06/2020 17h20

Com o fechamento de pubs e restaurantes no Reino Unido devido à pandemia do novo coronavírus, a famosa cervejaria Guinness, em Dublin, teve que direcionar parte de sua produção para outra atividade: fertilizar as árvores de Natal.

A fábrica, localizada em St. James's Gate, costuma produzir 720 milhões de litros de cerveja por ano, mas precisou diminuir o ritmo ao mínimo necessário para manter vivos os estoques de leveduras. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde 1916.

No entanto, pubs, bares e restaurantes em toda a Irlanda e nos demais países do Reino Unido devolveram a cerveja que haviam comprado, já que precisaram fechar as portas. Em vez de jogar o produtor fora, a marca decidiu usá-lo como fertilizante.

"A grande maioria da cerveja vai para salgueiros e plantações de árvores de Natal e é usada como nutriente nessas fazendas", disse o diretor de operações da Guinness, James Aidan Crowe, em entrevista à agência de notícias PA. Outra parte está sendo usada pela própria fábrica na criação de um biogás, para ser usado ali mesmo no futuro.

Questionado sobre o volume devolvido, Crowe disse que "começaria a chorar se contasse tudo", e afirmou apenas que foi "muita cerveja e muitos barris".

Segundo ele, agora a situação está melhor do que março, quando os locais começaram a fechar as portas, e a cervejaria está pronta para a retomada.

"Temos que estar preparados para diferentes eventualidades. Se for mais parado do que esperamos, estaremos prontos para isso. Se for muito mais movimentado, também estaremos preparados para isso. E nós estamos prontos", disse.