Topo

Esse conteúdo é antigo

Líderes pedem remoção de estátua de John Wayne do condado de Orange

Estátua de John Wayne no John Wayne Airport, no condado de Orange - MediaNews Group via Getty Images
Estátua de John Wayne no John Wayne Airport, no condado de Orange Imagem: MediaNews Group via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/06/2020 10h19

Líderes do Partido Democrata e do condado de Orange, no sul da Califórnia, estão pressionando as autoridades locais para a retirada da estátua de John Wayne e a mudança de nome do aeroporto da região por causa de comentários racistas do ator.

De acordo com o Los Angeles Times, no início da última semana, as autoridades aprovaram uma resolução de emergência condenando as "declarações racistas e preconceituosas" de Wayne, feitas durante uma entrevista à Playboy, em 1971.

Na ocasião, o ator disse: "Eu acredito na supremacia branca até que os negros sejam educados a um ponto de responsabilidade. Não acredito em dar autoridade e posições de liderança e julgamento a pessoas irresponsáveis."

Na época, Wayne também afirmou que, embora não tenha tolerado a escravidão, não se sentia "culpado pelo fato de cinco ou dez gerações atrás essas pessoas serem escravas."

Com a resolução, pedem ao Conselho de Supervisores do Condado de Orange que as mudanças sejam feitas. O documento pede que no lugar de "John Wayne Airport", o local restaure seu nome original, "Orange County Airport".

"Houve esforços anteriores para fazer isso e agora estamos colocando nosso nome e apoio para garantir que haja uma mudança de nome", disse Ada Briceño, presidente do Partido Democrata do condado de Orange.

De acordo com os responsáveis pela resolução, o esforço para desvincular o nome de Wayne ao da região faz parte de "um movimento nacional para remover símbolos e nomes supremacistas brancos [que está] remodelando instituições, monumentos, empresas americanas, organizações sem fins lucrativos, ligas e equipes esportivas."

Morador do condado de Orange, John Wayne morreu em 11 de junho de 1979.