Topo

Esse conteúdo é antigo

Mergulhadores italianos salvam baleia presa em rede de pesca; assista

A equipe passou uma hora tentando cortar a rede que cobria a nadadeira caudal da cachalote - Guarda Costeira Italiana
A equipe passou uma hora tentando cortar a rede que cobria a nadadeira caudal da cachalote Imagem: Guarda Costeira Italiana

Do UOL, em São Paulo

28/06/2020 17h12

Uma baleia cachalote foi salva por um grupo de mergulhadores nesta semana, após sua cauda ficar presa em uma enorme rede de pesca.

Os primeiros a avistarem o animal foram biólogos de uma organização que trabalha resgatando tartarugas marinhas na Itália. Na última sexta-feira (26), na costa de Lipari, eles se depararam com o gigante tendo dificuldades para nadar.

Quando perceberam que havia uma rede de pesca enrolada em sua nadadeira caudal e dificultando seus movimentos, eles acionaram a Guarda Costeira do país.

De acordo com publicação do órgão oficial no Facebook, a equipe ficou uma hora trabalhando a cerca de dois metros de profundidade para cortar a rede e libertar a baleia. O tempo todo, outras três cachalotes ficaram cercando o local, como se aguardassem a amiga.

Em vídeo compartilhado pela Guarda Costeira Italiana, é possível ver um dos mergulhadores fazendo carinho e tentando acalmar a baleia. Uma vez liberta, ela nada calmamente em direção aos outros animais.

Confira as imagens do resgate: