Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump chama letreiro do 'Vidas Negras Importam' em NY de símbolo do ódio

Mural em alusão ao lema dos protestos antirracistas ficará em frente da Trump Tower, arranha-céu do presidente Trump - Spencer Platt/Getty Images/AFP
Mural em alusão ao lema dos protestos antirracistas ficará em frente da Trump Tower, arranha-céu do presidente Trump Imagem: Spencer Platt/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/07/2020 13h49Atualizada em 01/07/2020 15h20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou um futuro letreiro escrito "Black Lives Matter" que será feito na Quinta Avenida de Manhattan, em Nova York, de "símbolo do ódio".

Trump fez a afirmação no seu Twitter oficial. Ele criticou a ação do prefeito da cidade, Bill De Blasio, que colocará o slogan das manifestações antirracistas — "vidas negras importam" — em frente à Trump Tower, arranha-céu de Donald Trump.

"O prefeito de Nova York está cortando [no Departamento de] polícia em um bilhão de dólares e, ainda assim, vai pintar um grande, caro e amarelo letreiro do Black Lives Matter na Quinta Avenida, denegrindo esta luxuosa avenida", escreveu o presidente.

Ele continuou o tuíte criticando De Blasio pela iniciativa, alegando que "isso antagonizará ainda mais os melhores [moradores, em livre interpretação] de Nova York, que amam Nova York e se lembram vivamente do canto horrível do BLM [Black Lives Matter], 'porcos cobertos, frite-os como bacon'".

"Talvez nossa GRANDE Polícia, que tenha sido neutralizada e desprezada por um prefeito que os odeie e desrespeite, não permita que esse símbolo de ódio seja afixado na maior rua de Nova York. Gaste esse dinheiro lutando contra o crime!", encerrou Trump.

Horas depois do tuíte, Bill de Blasio deu entrevista à emissora MSNBC confirmando que o letreiro será pintado na Quinta Avenida, na frente da Trump Tower.

"Vamos aproveitar esse momento da história e amplificá-lo pegando o simbolismo da Black Lives Matter e colocando-o por toda a cidade, inclusive em frente à Trump Tower", disse ele.

De Blasio criticou Trump, dizendo que ele não demonstra empatia pela população negra.

"É uma mensagem importante para toda a nação e, obviamente, queremos que o presidente a ouça, porque ele nunca demonstrou respeito por essas três palavras. Então, vamos deixar bem claro para o presidente. Vai ficar do lado de fora da porta dele".

Segundo o prefeito, a obra vai ser entregue em questão de dias.