Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19 tem potencial para ser tão séria quanto gripe espanhola, diz Fauci

Imunologista disse torcer para que os diferentes tratamentos que estão sendo testados ajudem a prevenir um "desastre" - Reprodução/CNN
Imunologista disse torcer para que os diferentes tratamentos que estão sendo testados ajudem a prevenir um "desastre" Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em São Paulo

14/07/2020 22h06Atualizada em 14/07/2020 23h38

O imunologista Anthony Fauci, que integra a coordenação da força-tarefa do governo dos Estados Unidos contra o novo coronavírus, disse hoje que a covid-19 é uma pandemia de "proporções históricas" e que tem potencial para ser tão séria quanto a de gripe espanhola em 1918.

"Se você observar a magnitude da pandemia de 1918, quando 50, 75, 100 milhões de pessoas morreram... Aquilo foi a mãe de todas as pandemias. Espero que não nos aproximemos disso com a covid-19, mas ela realmente tem a possibilidade de chegar a esse nível de seriedade", disse Fauci, durante um seminário online promovido pela Universidade de Georgetown.

As declarações do imunologista foram reproduzidas pela CNN. Fauci ainda disse torcer para que os diferentes tratamentos que estão sendo testados atualmente ajudem a evitar um desastre. Ele acredita que o maior desafio agora são os novos surtos de casos de covid-19 no sul e no sudoeste do país.

Além disso, Califórnia, Flórida, Arizona e Texas são, na visão do imunologista, estados para se observar de perto. "Eles estão registrando número recorde de casos — e, mais do que isso, entre pessoas mais jovens", alertou.

Fauci sugeriu que isso também pode estar relacionado ao relaxamento da quarentena nesses estados. "Pessoas, em sua maioria jovens, foram vistas aglomeradas em bares e lugares cheios, muitas delas sem máscara, o que realmente põe 'lenha na fogueira'", completou.

Os EUA registram hoje mais de 3,4 milhões de casos confirmados e 136.458 mortos pela covid-19, segundo levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins.