Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudante negra de 15 anos é presa após não terminar trabalhos da escola

Jovem foi enviada para uma prisão para menores após decisão de juíza - Juanmonino/iStock
Jovem foi enviada para uma prisão para menores após decisão de juíza Imagem: Juanmonino/iStock

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 15h23

Em maio deste ano, uma juíza considerou uma estudante negra de 15 anos culpada por "falhar ao enviar trabalho escolar" e por não se levantar para assistir às aulas online nos Estados Unidos. Por isso, a jovem foi enviada para uma prisão para menores. A informação é do site ProPublica.

De acordo com a decisão da juíza Mary Ellen Brennan, a estudante Grace recebeu uma sentença rígida porque estava em liberdade condicional por brigar com a mãe e roubar o celular de outro aluno de sua escola, que é predominantemente branca, segundo o ProPublica.

Para a juíza, deixar de entregar os trabalhos online foi uma violação direta da liberdade condicional de Grace. Na sentença, Brennan descreveu Grace como uma "ameaça à comunidade" e ordenou que ela fosse enviada para o Children's Village, um centro de detenção juvenil com 216 ocupações.

A estudante está detida desde 14 de maio, quando deixou o tribunal algemada. No início de setembro, haverá uma audiência para analisar o caso.

Segundo a mãe de Grace, Charisse, a filha quase nunca perde aulas, mas o transtorno do déficit de atenção da jovem dificulta o foco de Grace. Além disso, a estudante perdeu seu apoio individual quando as aulas passaram a ser online.